Ar condicionado automotivo não gela só ventila – Veja as possíveis causas

ar condicionado automotivo nao gela so ventila

Maior calor, você entra no seu veículo e liga o ar-condicionado na esperança de aliviar um pouco o calor. Começa a circular com o carro, mas nota que o aparelho não está dando vazão e a temperatura no interior do veículo não esfria.

É nesse momento que aquela raiva! Afinal, como sobreviver ao trânsito se o ar-condicionado do carro não esta gelando? Impossível, certo? Para te ajudar nesse primeiro momento, separamos as causas mais comuns para o problema. Confira a baixo:

5 motivos pelos quais o ar-condicionado do carro não gela

ar condicionado automotivo gelando pouco

1 — Veículo estacionado sob o sol

Estacionar o veículo embaixo do sol por longos períodos é uma das principais causas pelas quais o ar-condicionado do carro não gela. A maioria dos motoristas costuma ligar o aparelho imediatamente após a partida. Como a temperatura do conjunto do painel está bem quente, as peças plásticas do sistema não conseguem fazer a troca de calor. É aí que acontece o choque de temperatura ocorre, fazendo com que a refrigeração demore excessivamente para chegar à climatização ideal.

2 — Filtro de ar entupido

O filtro do ar-condicionado automotivo bloqueia a entrada de impurezas no interior do carro. Dessa forma, quando o filtro de ar está entupida ou suja, o sistema para de funcionar com a eficiência esperada. Logo, o ar-condicionado do carro não gela, prejudicando o conforto térmico dentro do interior do veículo. Além disso, é fundamental fazer uma limpeza periódica nos filtros para impedir que tal situação aconteça.

3 — Vazamento de gás

Quando a ventilação funciona, mas não gelar o interior do carro, é bem provável que o gás refrigerante do ar condicionado tenha escapado. Contudo, esse sistema é hermético, portanto, se acabou o gás é porque há algum vazamento. Nessa situação, o ideal é ir até uma oficina de confiança e fazer uma recarga de gás e junto aplicar um contraste, que é um fluido de coloração fluorescente que apontará com precisão o local do vazamento.

4 — Má lubrificação do compressor

O perfeito funcionamento do ar-condicionado automotivo depende diretamente da boa lubrificação do compressor. Caso essa lubrificação pare de acontecer por algum motivo, o compressor se desgasta rapidamente e pode travar. Como consequência, o ar-condicionado do carro não gela! Nesse caso, é necessário repor o líquido durante a manutenção periódica, que deve ser realizada sempre por uma oficina especializada.

5 — Falhas elétricas

Uma sobrecarga do sistema pode ser um dos motivos pelos quais o sistema do ar-condicionado do carro em pleno funcionamento. Além disso, as falhas elétricas, principais causas da sobrecarga, impedem o correto funcionamento dos ventiladores. Assim, ao invés de expelirem o ar, os ventiladores mantêm o ar circulando dentro do sistema. Resultado: o ar resfriado não se espalha no interior do veículo, impedindo a climatização da cabine.

Dica bônus: mais um motivo frequente!
Pode parecer bobagem, mas não é. Sabia que grande parte dos problemas de gelar, é por conta do botão do ar-condicionado que foi desligado sem que o condutor do veículo percebesse? Na maioria dos veículos, esse botão tem um símbolo da neve (aquele símbolo do gelo) ou tem escrito nele “A/C”. Não custa nada verificar se esse botão está apertado antes de parar em uma oficina.

Dicas gerais para evitar esses problemas!

  • Faça uma limpeza nos filtros do ar-condicionado a cada 10 mil quilômetros rodados;
  • Nunca ligue o ar-condicionado após deixar o carro debaixo do sol por muito tempo;
  • Ligue o ar-condicionado diariamente, por pelo menos 5 minutos, para garantir a lubrificação do compressor;
  • Faça uma manutenção preventiva no veículo a cada 6 meses.

Dicas para escolher uma boa oficina mecânica

Escolher uma oficina é uma tarefa que deve ser feita com muita atenção para que a solução de um problema não se transforme em um aborrecimento ainda maior.

Neste assunto não dá sempre para priorizar o mais barato, porque o bom serviço pode não estar garantido na pechincha. O importante mesmo para o motorista é tomar alguns cuidados antes de deixar o seu carro nas mãos de um profissional desconhecido.

Além disso, a oficina deve estar sempre limpa, organizada e bem iluminada. Deve ter também equipamentos de última geração, mão de obra qualificada e um excelente atendimento aos seus clientes. A limpeza do mecânico também faz parte do processo de atendimento.

Leia Também: 9 Melhores Aplicativos Para Ganhar Dinheiro no Celular 2020

Criado em 2019 por Reginaldo Salvino — Eletricista de Autos, apaixonado por tudo relacionado a carros!