Carro não liga entenda os principais defeitos e problemas!

Carro não liga

Nada pior do que quando o carro não liga ao tentarmos dar a partida… Na correria do dia a dia, não contamos com imprevistos como esse, mas eles acontecem. A sensação mais incômoda é de ignorância e impotência, e acabamos sem saber como agir. Ficamos na mão de um mecânico para investigar as possíveis causas do problema.

Entretanto, não há nada mais frustrante do que precisar utilizá-lo e ele não funcionar.

O funcionamento da parte mecânica é algo complexo e, por conta disso, deve receber os devidos cuidados. Ainda assim, existem vários itens que podem ajudar o motorista a identificar um possível defeito quando o carro não pega. Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre os principais problemas e como identificá-los para não ficar na mão. Confira!

O funcionamento do motor

Antes de conhecer os possíveis problemas que podem causar uma falha na tentativa de ligar o carro, é importante que você entenda o que acontece no momento em que você gira a chave e aciona o motor. Veja, a seguir, os protagonistas dessa atividade e como o motor funciona, na prática.

Componentes do motor

Para que o veículo se mantenha em funcionamento, o motor precisa de 3 componentes: combustível, oxigênio e calor. Este terceiro é fornecido por meio de uma centelha ou faísca gerada no momento da partida.

A soma dos 3 ingredientes resulta na combustão, que passa a movimentar os pistões e é realimentada pelo combustível inserido. Porém, com a falha de qualquer mecanismo responsável por algum, desses 3 itens, o carro não pega. Leia também: Tabela de calibragem de pneus: como calibrar os pneus corretamente?

Funcionamento do motor

Mas como funciona o processo de ignição do motor? Primeiro, ocorre uma combustão interna, ou seja, uma explosão dentro do cilindro no qual gera calor e energia cinética.

Cerca de 70% da energia formada por essa explosão se transforma em calor, que precisa ser dissipado para evitar o superaquecimento desse componente, bem como a sua fundição.

A seguir, você entenderá melhor como ocorrem as 4 fases do funcionamento do motor.

Carro nao liga entenda os principais defeitos e problemas

1. Admissão
Período em que a bateria move o pistão para ocasionar o primeiro giro. Nisso, o pistão se afasta para que exista espaço dentro do cilindro para a injeção de ar. Ao mesmo tempo, a válvula de entrada se abre para que o combustível e o ar possam entrar no cilindro.

2. Compressão
Assim que todo o combustível e ar necessários entram no cilindro, a válvula é fechada para que nada escape. O pistão então retorna para que ambos os componentes sejam comprimidos e o motor passe para a etapa de combustão.

3. Combustão
A vela de ignição produz uma faísca para ocasionar a explosão, o que empurrará o pistão para fora do cilindro. Assim, ele movimenta a biela e virabrequim, fazendo com que as rodas comecem a se movimentar.

4. Escape
O virabrequim continua a se movimentar, fazendo com que o pistão retorne para o interior do cilindro. A válvula de saída é aberta, eliminando o C02 produzido na explosão para fora do cilindro. Com isso, o motor volta para a etapa de admissão.

Itens a serem verificados!

O carro é uma máquina projetada para que seja possível realizar certos tipos de manutenção. Por isso, ele também indica alguns possíveis problemas. É por aí que você deve começar.

Painel e combustível

O combustível é imprescindível para o funcionamento do motor, assim o mesmo deve receber atenção constante. Verifique no painel se a quantidade presente é suficiente. Informe ao motorista para nunca deixar o carro totalmente sem combustível, pois isso pode danificar seriamente a parte mecânica, além de resultar em penalidades no trânsito.

Para saber se o veículo está sem combustível sem precisar abrir o motor, o indicado é que se faça uma estimativa mental da quantidade de gasolina colocada no último abastecimento e os quilômetros rodados até então.

Caso o motorista tenha percebido que ainda não era o momento para reabastecer, significa que o tanque de combustível possa estar com vazamento ou o veículo está com algum outro defeito que esteja ocasionando o consumo excessivo desse fluido.

O painel também pode alertar com relação a outros fatores, como superaquecimento ou caso a chave codificada não tenha sido identificada, algo que pode ser sanado retirando e reinserindo.

Superaquecimento

Além de não ligar, o carro também está mais quente que o normal? Então, muito provavelmente ele está com superaquecimento em algum componente importante, como o motor, velas de ignição, entre outras peças.

Em caso de superaquecimento do motor, que é a situação mais comum, é preciso parar de tentar ligar o veículo, já que essa atitude poderá piorar ainda mais a situação. Ao mesmo tempo, continuar dirigindo um veículo nessas condições trará ainda mais danos e riscos para o motorista.

Após isso, é preciso esperar cerca de 40 minutos para verificar o nível de água no radiador. Esse período de pausa é importante para que o veículo esfrie e o condutor ou profissional mecânico não se queimem ao abrir o capô, ou recipiente do radiador. Caso esteja com um nível muito abaixo do ideal, é preciso completá-lo com água (com o motor ligado e veículo em marcha lenta).

Compressão do motor

A taxa de compressão é um indicador que mostra quantas vezes a música de combustível e ar foram comprimidos dentro dos cilindros do motor. Após esse período, é iniciada a combustão e, assim, o combustível é queimado e o veículo poderá funcionar.

Caso a taxa de compressão esteja muito baixa, o motor não terá força para funcionar, o que o obrigará a parar as suas atividades. Problemas nesse local podem ser ocasionados pelo escapamento do ar, seja por meio do superaquecimento dos cilindros, seja pelo acúmulo de carbono.

Bico de injetores

O bico de injetor é o componente que injeta o combustível dentro da câmara de combustão. Quando ele não funciona corretamente por estar entupido ou devido a outro tipo de problema, o combustível não é pulverizado corretamente.

Isso acarreta motor gastando mais energia e combustível para funcionar e, em outros casos, impede que o veículo pare de funcionar. Uma das formas de evitar que o bico injetor se obstrua é trocando o filtro de combustível regularmente.

Falha no reconhecimento da chave

Muitas vezes, o carro pode não ligar não por problemas no motor e outros componentes internos do veículo, mas por um problema no reconhecimento da chave, o que impede a ignição. Para confirmar se essa é a causa da pane no veículo, teste a chave reserva.

Caso você não consiga girar completamente nenhuma das chaves, significa que está ocorrendo um problema com a sua leitura. Assim, o problema pode estar ocorrendo ou na própria chave, ou no leitor da ignição.

Para quem tem um modelo original, uma alternativa para solucionar o problema pode ser a sua reprogramação. Além disso, um novo código possa ser adicionado na chave e no leitor, permitindo com que o carro seja ligado novamente.

Até mesmo os modelos mais modernos também podem apresentar problemas. Por isso, caso o veículo esteja em ordem, mas mesmo assim não consegue funcionar normalmente, procure um profissional especializado em chaves para fazer uma análise.

Problema na bomba ou filtro de combustível

A bomba de combustível é um dispositivo que liga a parte elétrica com a transmissão e filtro de combustível. Qualquer problema relacionado a cada um desses componentes pode impedir que o seu carro ligue. Então:

  • verifique se a parte elétrica está com todos os cabos devidamente conectados e firmes ao veículo.;
  • saiba que a bomba precisa estar com o nível de pressão necessária para enviar o combustível até as válvulas;
  • por último, avalie se o filtro precisa ser limpo ou substituído.

Bateria

Um carro sem bateria não será capaz de se movimentar. Por isso, é fundamental estar sempre atento a falhas elétricas no seu veículo. Caso um comportamento estranho ocorra, é bom verificar se a bateria não está no fim da vida útil e fazer a substituição.

Uma das formas de descobrir facilmente se a bateria do carro está com problemas é quando, ao girar a chave de ignição, as luzes do painel, os faróis e as palhetas não estão ligando ou funcionando como normalmente.

Quando o carro não liga, você pode também verificar se o painel está acendendo ao girar a chave. Isso pode significar alguma complicação na bateria.

Algumas das razões que podem ocasionar em problemas na bateria são; Deixar o veículo parado por muito tempo e esquecer alguma luz do carro ligada. Outro problema que causa a perda de carga está relacionado a alguma falha no alternador.

Interruptor da ignição

Essa peça é parte do sistema de partida ou ignição do carro. Em caso de queima, o carro simplesmente não liga. Uma forma simples de testar seu funcionamento é verificar se um ruído ocorre quando você gira a chave. Caso esse ruído não ocorra, pode ser que o interruptor tenha queimado, impedindo o carro de dar a partida.

Caso o carro ligue, mas esteja com problemas para acelerar e frear, apresente diminuição da potência ou aumento do consumo de combustível, a ignição pode estar com problemas e deve ser avaliada para indicar a melhor solução para esse defeito.

Velas de ignição

Se tudo parece normal e, ainda assim, o carro não liga, o problema pode ser nas velas de ignição. O excesso de resíduos pode causar o entupimento, impedindo o funcionamento adequado do sistema. Porém, o processo de limpeza não é tão complicado.

Alarmes

Sistemas de alarme instalados incorretamente podem danificar a memória do módulo de injeção, interrompendo sua alimentação. Esse defeito faz parte de um grupo muito específico causado por manutenções mal feitas.

Por isso, oriente seu cliente a sempre manter em dia as revisões do veículo, acompanhando de perto os prazos de validade de itens como óleo e filtros, além de garantir que as peças substituídas sejam de boa qualidade.

Dessa forma, ele evita maiores transtornos, e ajuda você a identificar esses defeitos mais comuns no momento em que o carro não pega.

A Chiptronic é uma empresa especializada em tecnologia automotiva, auxiliando mecânicas e chaveiros a oferecerem os melhores serviços e equipamentos para os seus clientes. Quer saber mais sobre a nossa instituição?

ESSES SÃO OS PROBLEMAS MAIS COMUNS QUANDO UM CARRO NÃO LIGA

Criado em 2020 por Reginaldo Salvino — Eletricista de Autos, apaixonado por tudo relacionado a carros!