A chave do carro não está funcionando? Saiba o que fazer!

A chave do carro não está funcionando

A chave do carro não está funcionando? Quem tem um carro costuma tomar todo o cuidado do mundo para que ele esteja sempre em ordem. Verificar pneus, freios, bateria e combustível logo se tornam hábitos para o motorista.

Porém, uma peça que nem sempre recebe a mesma atenção é a chave do carro. Geralmente, ela é apenas colocada no mesmo molho das chaves de casa e carregada para todo canto. No entanto, essa não é a melhor atitude.

Como chaveiro, você provavelmente receberá vários clientes pedindo ajuda com suas chaves codificadas. Essa é uma demanda crescente, e você deve se adaptar como profissional para atendê-la da melhor forma possível.

Para o caso de algum cliente chegar com problemas na chave do carro, aqui estão algumas atitudes que você pode tomar:

1. Verifique a bateria do controle

Se o carro usa um controle remoto de alarme como chave e ela não está respondendo, é provável que seja um problema bem pequeno. Geralmente, a chave apenas está sem bateria, o que pode ser resolvido em poucos segundos com uma troca rápida. Basta seguir as instruções do manual do modelo ao realizar a troca.

Se o cliente recebeu o controle de travas e alarme direto de fábrica, então é muito provável que o controle possua uma chave embutida. Caso seja uma peça separada, diga ao cliente para continuar carregando a chave para esses casos de emergência.

2. Desgaste na codificação

Se o modelo for recente, certamente a chave do carro usa uma codificação específica. Esse tipo de mecanismo serve para diminuir roubos, já que não é apenas o formato da chave que importa, mas também a programação do seu chip interno. Leia também: Carro não liga entenda os principais defeitos e problemas!

Caso a chave já seja um pouco antiga ou tenha sido deixada muito tempo perto de um campo magnético, como em cima de uma TV de tubo, é possível que ela tenha sido afetada.

O chip não é danificado fisicamente, mas pode ser que tenha perdido sua programação original. Basta indicar ao cliente uma casa especializada em codificação para resolver o problema, que pode facilmente ser uma empresa parceira. Portanto, você mesmo pode agregar esse serviço ao seu negócio.

3. Checagem de danos

Claro que, em alguns casos, o problema pode ser mais sério. Se a chave caiu diversas vezes no chão, foi amassada ou mal guardada, pode ser que a parte elétrica tenha sido danificada, cortando a conexão entre a ponta da chave e o chip, por exemplo.

Se o dano for mínimo, talvez seja possível consertar a chave do carro com algumas ferramentas específicas. Basta reconectar as partes. Entretanto, se o dano for maior, o cliente terá que solicitar uma nova.

4. Verificar as fechaduras

Nem sempre o problema é a chave. Se a sua avaliação não mostrar nenhum problema com o controle ou a codificação, pode ser que algo tenha acontecido com a porta do seu carro.

Alguma peça pode ter emperrado no interior, ou a parte eletrônica está desgastada. Nessas horas, você pode precisar levar seu cliente a um mecânico, que abrirá a porta para ver o que há de errado. Mais uma vez, uma parceria aqui é bem útil.

Agora que você já sabe o que fazer quando um cliente tiver problemas com a chave do carro, pode atender muito mais fregueses.

Criado em 2019 por Reginaldo Salvino — Eletricista de Autos, apaixonado por tudo relacionado a carros!