Como tirar manchas do vidro do carro!

Como tirar manchas do vidro do carro

Manchas no vidro do carro, é algo que incomoda e muito. Além do quesito estético, manter os vidros do carro limpo é essencial para garantir a segurança dos seus passageiros. Vidros sujos e com manchas atrapalham a visibilidade e podem causar acidentes.

Como você já viu aqui no blog, muitos reparos e manutenções podem ser feitos em casa, sem depender da ajuda de um profissional. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas de qual a maneira certa de tirar manchas do vidro, uma vez que há uma variedade imensa de produtos e procedimentos disponíveis no mercado.

Não se preocupe, estamos mais uma vez aqui para te ajudar! Trouxemos um guia com diversas soluções para você conseguir limpar seus vidros com eficiência, além de dicas de como evitar novos riscos e manchas no futuro. Confira:

Procedimentos caseiros

Desvantagens: se feito sem cautela pode piorar ou até mesmo criar manchas, além de ter um efeito menos duradouro que as outras opções.

O modo mais simples e (mais eficiente) para tirar pequenas manchas de gordura e poeira é usar a mistura de detergente de cozinha com água em abundância. Agora você deve estar pensando: “sério que li até aqui para você me dizer que é para eu usar água e detergente?” E a resposta é: sim! Isso porque o detergente de cozinha tem uma característica especial. Eles fazem a sujeira (principalmente óleo e gordura) aderir à água. Não vamos entrar em detalhes sobre como funciona as moléculas do detergente (NERD!), basta você saber que ele é “mágico” e que é um recurso eficiente — e barato — para remover sujeiras do tipo.

Entre outras soluções caseiras também podemos citar o vinagre misturado à água, principalmente na parte externa do vidro. Assim como o detergente, o vinagre também ajuda a tirar manchas, sujeira e a desengordurar.

Para evitar que esses agentes escorram para a lataria, é indicado usar um borrifador contendo uma mistura dos três itens —. Encha o borrifador com água e acrescente uma colher de chá de detergente e uma de vinagre.

Borrife todo o vidro e lave usando a parte amarela de uma esponja nova com movimentos horizontais (lembra dos ensinamentos do senhor Miyagi do Karatê Kid?). Depois enxague e seque usando um pano seco macio.

Há também aqueles que preferem usar água com gás, já que as bolhas também ajudam na remoção de manchas e aceleram o processo de limpeza. Apesar de menos prático, muitos afirmam que a água com gás ajuda a deixar o vidro mais translúcido.

Se o vidro não possui película, é possível ainda usar o álcool líquido ou em gel para dar brilho. Jamais use álcool em vidros com película, pois ele provoca corrosão e embaçamento nesse tipo de material.

Para os vidros com película, é mais indicado o uso de água e toalhas de papel mesmo. Contudo, sempre use panos macios e limpos para não arranhar o vidro e prejudicar a limpeza.

Produto para tirar manchas de vidro

como limpar vidro de carros manchados

Vantagem: se aproxima do efeito da limpeza profissional, realçando o visual, protegendo e dando maior durabilidade.

Desvantagem: menos barato que utilizar soluções caseiras!

Se você não vê muitos benefícios nas soluções caseiras, pode encontrar muitos produtos disponíveis no mercado que ajudam na tarefa, limpando, protegendo e dando brilho tanto na parte interna quanto externa.

As vantagens de usar produtos feitos para isso é a facilidade de aplicação: por se tratar de um produto profissional, o processo de limpeza e de tirar manchas dos vidros como um todo é muito mais ágil. Ou seja, bem menos trabalho para você na hora de aplicar. Além disso, eles também formam uma camada protetora (assim como as ceras) que garantem maior durabilidade da limpeza.

Então se você é um daqueles motoristas que prezam pelo conforto e pela comodidade — e que gostam de deixar o carro sempre com um visual incrível e não medem esforços para isso — esses produtos prontos são a melhor solução para você.

Como dito anteriormente, existem muitas opções no mercado. Mas a única coisa que você precisa se preocupar ao escolher um Limpa Vidros é com relação à qualidade do produto em si.

Confira alguns:

  • Limpa Vidros e Superfícies Glass + Surface Mothers – 710ml
  • Ultra Limpa Vidros Meguiar’s – 709ml
  • Limpa Vidros Concentrado (1:10) Mothers Glass Cleaner – 3,78LT

Outro recurso que pode ser utilizado é procurar pela ajuda profissional.

Apesar de normalmente garantir melhor eficiência na retirada de manchas mais difíceis, não é a solução mais barata. Portanto, primeiro analise qual o grau do “estrago” para então escolher a solução com o melhor custo benefício para você e seu carro. Confira mais uma opção abaixo com o vinagre;

Vinagre limpa os vidros do carro?

Já por bastante tempo as pessoas recomendam umas às outras usar vinagre para limpar os vidros de casa. Nós do Seo Maxion não sabemos exatamente a efetividade de tal método, mas já ouvimos conselhos sobre fazer isso também no carro, usar vinagre para limpar os vidros do carro.

Será que dá certo?

O que sabemos é que usar uma mistura de água com vinagre para limpar os vidros do carro pode ser muito eficiente para tirar manchas, tirar sujeira e também desengordurar o vidro. Para fazer tal mistura, siga a seguinte receita:

  • Para limpar janelas e espelhos, use 3 colheres de vinagre diluídas em 11 litros de água quente.
  • Se o vidro estiver muito sujo, primeiro limpe com água e sabão e depois use o vinagre.
  • Para secar, utilize um pano de algodão ou jornais velhos, que os vidros ficarão limpos.

Apenas tome cuidado para a água com vinagre não escorrer até a lataria. Não vai manchar, mas é bom jogar água por cima depois para ter certeza de que não vai prejudicar a lataria.

Criado em 2020 por Reginaldo Salvino — Eletricista de Autos, apaixonado por tudo relacionado a carros!