Robo_Frentista

Volkswagen cria robô frentista para recarregar carros elétricos

Volkswagen Group Components divulgou uma “palinha” do primeiro protótipo de um “robô frentista” que pode ser usado para recarregar carros elétricos de forma autônoma em estacionamentos subterrâneos e garagens.

A ideia é eletrificar uma garagem sem ter que construir espaços específicos ou carregadores para veículos elétricos: em vez de levar o veículo ao carregador, como é feito hoje, é o carregador que vai até o veículo.

Essa novidade foi apresentado originalmente há um ano, e é um sistema composto por duas partes: um robô frentista autônomo, que localiza os veículos que precisam ser recarregados, e uma ou mais baterias que são acopladas ao robô. Leia também: A Honda apresentou o conceito de SUV elétrico.

Quando um motorista estaciona o veículo e pede uma recarga, o robô frentista localiza a bateria mais próxima, leva-a até o carro e a conecta à porta de recarga. Quando a carga é concluída, o robô busca a bateria e a leva para outro veículo ou para uma estação para recarregá-la se necessário.

Volkswagen cria robô frentista que recarrega carros elétricos

Volkswagen cria robô frentista

Como é a bateria que se conecta ao carro, e não o robô frentista, um único “frentista” pode operar vários veículos simultaneamente. As baterias têm uma capacidade de 25 kWh e são compatíveis com sistemas de carregamento rápido de 50 kW.

O motorista pode pedir para carregar o veículo por meio do aplicativo, ou o próprio carro pode fazê-lo quando perceber que a carga da bateria está baixa. Faz parte do conceito “Car-to-X”, onde o carro pode se comunicar e interagir de forma autônoma com outros dispositivos nas proximidades.

A Volkswagen vê o robô como uma solução ideal para grandes estacionamentos (como centros comerciais), porque o custo dos robôs e baterias será muito menor do que o custo de instalação de vários carregadores tradicionais.

Thomas Schmall, CEO da Volkswagen Group Parts Company, disse: Alcançar uma infraestrutura de carregamento eficiente para o futuro é uma tarefa vital que representa um desafio para toda a indústria. Estamos desenvolvendo soluções que evitam sistemas complicados e caros. Os robôs de carregamento móvel e nossas estações de carregamento rápido flexíveis são apenas duas dessas soluções. “

Atualmente, não há informações sobre quando o robô frentista será lançado no mercado ou quanto custará para instalar e operar a tecnologia.